sexta-feira, 1 de abril de 2016

Os Piratas - teatro

Autor - Manuel António Pina
Editora - Porto Editora
Nº de páginas - 95

Síntese do livro

"E se, de repente, te visses a bordo de um navio de piratas? Não fazes ideia de como foste lá parar, só sabes que tens de salvar a tua mãe, mas o Capitão toma-te por um dos seus grumetes... No meio do desespero, acordas e pensas que tudo não passou de um terrível pesadelo. Mas logo te apercebes que ainda trazes na cabeça o lenço vermelho de pirata... Terá sido realidade?"


Lendo apenas isto, o livro até que parece interessante, que deve ter muita ação e emoção nas suas poucas páginas, que vale os 13,30 euros que foram gastos na sua compra. Pois, meus caros e caras seguidores/as, vou dar-vos uma desilusão: o livro não presta.

Na minha opinião, o livro deveria ser retirado da leitura obrigatório de 6º ano - o que eu disse pode ser rude, pode, mas é o que eu acho. Eu sei que é dever da escola e dos professores (neste caso de Português) inserir alguma cultura, algum conhecimento na nossa massa cinzenta. Mas por favor... de certeza que existem/iam livros que captassem mais a atenção dos estudantes, que fizessem com que eles quisessem ler mais. Temos de ser honestos, "nesta altura do campeonato" (e com isto quero dizer esta geração), as crianças não leem. Não gostam, não querem, não são "motivadas" a fazê-lo. E eu acho que os livros da escola deveriam proporcionar algum interesse na leitura (peço desculpa se usei mal a palavra proporcionar :D ).


Mas nãããããão...

Voltando à história, a meu ver, não faz sentido. Dão o espaço, as pessoas, mas eu simplesmente não percebo o sentido, tem de haver algo atrás, têm de explicar melhor. Sim o pai está na América, mas isso não explica nada. O suposto é darem-nos um livro de/com teatro, porque é matéria de exame, mas não deem um livro sem nexo por favor.

E ainda por cima, para terminar, existe um livro mais barato, do mesmo autor (não é do tipo de texto procurado, é o único problema), com o mesmo título (apenas não aparece o "teatro" que está na capa deste), com uma melhor síntese, mas de outra editora (ASA)

É bem, Porto Editora.

Também não faria mal à ASA (tentar, pelo menos) publicar a versão teatro.

E com este último comentário, despeço-me.
Beijo.


PS: Sei que o blog tem andado parado, mas agora vai RECOMEÇAR :) Beijo.

1 comentário:

  1. Eu adorei o livro,achei-o bastante interessante, o facto de "não ter nexo" (para algumas pessoas) faz puxar por nós e tentarmos entender o sentido do livro.

    ResponderEliminar

Opiniões